Notícias

1ª CIMEIRA DE LIDERANÇA DA JUVENTUDE

 

 

A primeira Cimeira de Liderança da Juventude em Luanda foi realizada no dia 29 de Janeiro de 2021, sob o tema "Pensar Angola: Liderar para Desenvolver”.

A Rede de Mediatecas de Angola-ReMA     e a MINDSET OFFICE Lda, com o apoio e participação do Ministério da Juventude e Desportos, representado pelo Instituto Angolano da Juventude conjuntamente organizaram a Cimeira de Liderança da Juventude que também contou com o apoio do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.

A      Cimeira teve como objetivo abordar a temática da liderança da juventude e o seu impacto em três sectores fundamentais: Liderança na Administração Pública, Liderança nos Negócios e Empreendedorismo e Liderança Cívica nas comunidades;

Abordar a temática da liderança da juventude e o seu impacto em três sectores fundamentais, Liderança na Administração Pública, liderança nos Negócios e Empreendedorismo e Liderança Cívica nas comunidades;

Incentivar a juventude angolana a contribuir com ideias práticas para resolver os desafios que se colocam à nação, e colectivamente construir uma Angola melhor;

Contribuir no planeamento e na formulação das políticas públicas para a juventude por meio do "Policy Document” desta Cimeira que vai ser apresentado nos próximos dias junto do Gabinete da Ministra da Juventude e Desportos.

O discurso de abertura foi feito por S.Excia. Sra. Ana Paula Sacramento Neto, Ministra da Juventude e Desportos, que aproveitou para recordar aos jovens que a sua participação na liderança do país é um imperativo, visto que representam a grande maioria da população do país e o seu potencial é importante para o desenvolvimento sustentável da nação.

 

Em representação do Escritório do Enviado da Juventude, em nome de S.Excia. Aya Chebbi, o Sr. Dário Camal de Moçambique, lembrou calorosamente aos jovens angolanos que eles representam não só o futuro de Angola, mas também o futuro da África que queremos. Reforçou também a necessidade de se continuar a co-liderança e o diálogo intergeracional como recomendações para o "Policy Document”, e reiterou o compromisso da União Africana em criar continuamente condições favoráveis para a participação inclusiva dos jovens.

 A Cimeira teve um primeiro formato de apresentação dos subtemas por convidados especiais por meio de sessões interactivas com oportunidade de perguntas e respostas ao final de cada apresentação. O formato a seguir foi um workshop para ideação, design thinking no qual os participantes divididos em três grupos de trabalho sob um subtema específico identificaram os desafios e então propuseram soluções através de uma apresentação em grupo. Por fim, um painel interativo de ideias com representantes de instituições governamentais e de organizações privadas alinhadas ao tema da Cimeira focou em mostrar o que já se vem sendo feito nos sectores público e privado.

O discurso de encerramento foi feito por S.Excia. Dr. Fernando João, Secretário de Estado da Juventude, que na sua intervenção reiterou que a primeira Cimeira de Liderança da Juventude coincide com o Prémio Nacional da Juventude, uma iniciativa que valoriza o contributo da juventude para o progresso da nação. O Secretário de Estado incentivou os jovens a continuarem comprometidos com o serviço voluntário, ciência, inovação, empreendedorismo, tecnologia, tanto a nível nacional como internacional.

Dentre outros aspectos, a Cimeira contribuiu com recomendações orientadas para políticas que serão úteis para as próximas políticas públicas voltadas à juventude a nível nacional. A cimeira reuniu jovens representantes das universidades, Organizações da Sociedade Civil, representantes de organizações internacionais (Embaixada dos Estados Unidos em Luanda e PNUD Angola), representantes do sector privado, Academia, think tank entre outros.

Expectasse, de resto, que a Cimeira da Juventude seja uma atividade anual e extensiva as demais províncias do país.



Voltar