Notícias

JORNADAS DO HERÓI NACIONAL






A Rede de Mediatecas de Angola – ReMA realiza de 10 a 30 de Setembro as Jornadas do Herói Nacional. As actividades decorrem em todas as Mediatecas do país, sob o lema : Reviver Neto.
Exposição fotográfica, Recitais de poesia, palestras, exibição de documentários e outras iniciativas preenchem o leque de actividades alusivas ao Dia do Fundador da Nação .
Segundo o porta-voz da ReMA, Cândida da Costa, o objectivo das actividades é lembrar o legado cultural do primeiro Presidente da República.
" Anualmente as Mediatecas celebram o 17 de Setembro, com intuito de enaltecer a vida e obra de Agostinho Neto, valorizando e disseminando o seu legado, quer político , quer cultural , e seu incontornável contributo para libertação dos povos oprimidos de África e de Angola em particular”. disse.

De recordar que, António Agostinho Neto nasceu em Ícolo e Bengo, 17 de setembro de 1922 — e faleceu em Moscovo, 10 de setembro de 1979. Foi um médico, escritor e político angolano, principal figura do país no século XX.
Fez parte da geração de estudantes africanos que viria a desempenhar um papel decisivo na independência dos seus países naquela que ficou designada como a Guerra Colonial Portuguesa.


Voltar