Notícias

Mediateca “ Abel Abraão “ abre portas

A cidade do Cuito, capital da província do Bié, conta desde hoje com uma Mediateca, inaugurada pelo Ministro das Telecomunicações e Tecnologia de Informação, José Carvalho da Rocha. 


Denominada Mediateca Abel Abraão, homenagem ao jornalista da Rádio Nacional de Angola que reportou os conflitos armados pós-eleições em 1992.
A estrutura foi erguida no largo das escolas, numa área de 9.160.00 metros quadrados e tem a capacidade de atender duas mil pessoas por dia.

A instituição que possui um espaço de leitura e estudo, espaço de pesquisa e internet com 134 internautas, sala audiovisual, sala de vídeo-jogos e salas de estudo/trabalhos em grupo, conta ainda, com um laboratório de informática para academias microsoft, Huawei, Cisco e programas de codificação. Tem um anfiteatro, 3 salas de formação e espaços para promover empreendedorismo e startups .

O jornalista reformado recebeu das mãos do Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação as chaves de uma viatura nova de marca Renault Dahiatsu, um computador e uma menção honrosa.

O Governador do Bie, Pereira Alfredo, agradeceu o gesto do Presidente da República pelo seu empenho pessoal na concretização, em tempo útil, desta importante infraestrutura.

Pereira Alfredo estendeu também os agradecimentos ao MTTI pelo seu engajamento nas diversas etapas que culminam hoje com a inauguração da Mediateca e acrescentou que "Bie marca um passo vital na inclusão digital sendo também uma oportunidade para a oferta de emprego”.

Já o  Coordenador da Rede de Meditecas de Angola e secretário de estado para as tecnologias de informação, Manuel Homem, no seu discurso, anunciou que com a entrada em funcionamento da infraestrutura passam a ser 9 Mediatecas localizadas nas províncias de Benguela, Luanda ( com duas ), Zaire, Lunda-sul, Cunene, Huambo, Huila e Bié. Juntam-se também 6 Mediatecas móveis no Bié, Malanje, Cabinda, Uige, Luanda e uma que está em processo de abertura no Moxico.

Por seu turno, o     Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, que presidiu ao acto de inauguração, disse que veio cumprir com um desejo e orientação do PR para que hoje pudéssemos inaugurar a Mediateca Abel Abraão.

" O esforço e disciplina de uma grande equipa mobilizou-se para que hoje entregássemos a obra ao Bienos”, realçou.

O dirigente apelou ao uso responsável e expressou o compromisso para implementar soluções tecnológicas que  aproximam  os cidadãos aos serviços e massificação das tecnologias de informação.



Voltar