Mediateca rei Ngola Kiluanje - 16-10-2024
MEDIATECA REI NGOLA KILUANJI PASSA A SER PATRIMÓNIO DO GOVERNO PROVINCIAL
A Mediateca Rei Ngola Kiluaji, na cidade de Malanje, deixa de fazer parte da Rede de Mediatecas de Angola - REMA. Agora está sob tutela do Governo Provincial de Malanje.
A cerimónia de entrega oficial teve lugar esta quarta-feira, 16, e foi testemunhada pelo Secretário de Estado para as Autarquias Locais, Fernando da Paixão Manuel.
Em representação do Governador Provincial, esteve o Delegado Provincial de Finanças em Malanje, Ricardo Garcia, que recebeu de forma simbólica o dossier das mãos da Directora-Geral da Rede de Mediatecas de Angola, Juliana Panzu.
Ao proceder a apresentação do relatório síntese da Mediateca, a Directora-Geral da REMA, Juliana Panzu, disse que o objectivo é transferir as competências aos governos provinciais para que a população e gestores possam gerir o que foi construído na província.
A responsável mencionou ainda algumas dificuldades que a Mediateca enfrenta, relacionadas com a falta de manutenção da infra-estrutura, o número reduzido de funcionários, assim como a dívida acumulada junto dos fornecedores de bens e serviços.
Ao tomar a palavra, Ricardo Garcia, em representação do Governador Marcos Nhunga, considerou ser um grande desafio para o governo, visto que se trata de um activo de grande importância para a província de Malanje e para os malanjinos . Assumiu o compromisso do Governo em continuar a dar o tratamento adequado à infra-estrutura.
O Secretário de Estado para Autarquias Locais, Fernando da Paixão Manuel, disse que a gestão local das mediatecas permitirá uma maior adaptação às necessidades específicas das comunidades e acredita que a literácia das TIC é uma poderosa ferramenta de transformação social, permitindo dar mais um passo em direcção a um futuro mais digital para todos.
DE MÃOS DADAS, MALANJE QUE SONHAMOS É POSSÍVEL