𝐈𝐓𝐄𝐋 𝐄 𝐑𝐄𝐌𝐀 𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀𝐌 𝐆𝐑𝐀𝐓𝐔𝐈𝐓𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐄 𝐉𝐎𝐕𝐄𝐍𝐒 𝐍𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐕Í𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐔Í𝐆𝐄
Cândida da Costa - 10-03-2023

 

O Instituto de Telecomunicações (ITEL) e a Rede de Mediatecas de Angola (ReMA) lançaram hoje, sexta-feira - 10 de Março de 2023, a quarta fase do 𝑷𝒍𝒂𝒏𝒐 𝒅𝒆 𝑭𝒐𝒓𝒎𝒂çã𝒐 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒂 𝑱𝒖𝒗𝒆𝒏𝒕𝒖𝒅𝒆 e da 𝑴𝒂𝒓𝒂𝒕𝒐𝒏𝒂 𝒅𝒆 𝑷𝒓𝒐𝒈𝒓𝒂𝒎𝒂çã𝒐 na Província do Uíge.

O Governador Provincial do Uíge, Eng.º José Carvalho da Rocha, participou da abertura do evento e afirmou que "𝒐 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐 𝒍𝒐𝒄𝒂𝒍 𝒆𝒔𝒕á 𝒄𝒐𝒎𝒑𝒓𝒐𝒎𝒆𝒕𝒊𝒅𝒐 𝒄𝒐𝒎 𝒐 𝒅𝒆𝒔𝒆𝒏𝒗𝒐𝒍𝒗𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒆 𝒂 𝒑𝒂𝒓𝒕𝒊𝒍𝒉𝒂 𝒅𝒆 𝒄𝒐𝒏𝒉𝒆𝒄𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐𝒔 𝒏𝒐 𝒓𝒂𝒎𝒐 𝒅𝒂𝒔 𝑻𝑰𝑪𝒔, 𝒕𝒆𝒏𝒅𝒐 𝒆𝒎 𝒗𝒊𝒔𝒕𝒂 𝒕𝒐𝒓𝒏𝒂𝒓 𝒂 𝒓𝒆𝒈𝒊ã𝒐 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒅𝒊𝒈𝒊𝒕𝒂𝒍". Durante a abertura, o Diretor Geral do ITEL, Eng.º Gláudio Gonçalves, e a Diretora Geral da ReMA, Eng,ª Juliana Panzo, presentearam o governador como forma de reconhecimento pelo seu empenho e dedicação à projectos de educação científica e tecnológica.

Durante a cerimônia de lançamento, o Eng.º Pedro Queta, Coordenador do Centro de Formação Tecnológica do ITEL (CFITEL), realizou uma palestra sobre a importância da formação tecnológica como um fator de desenvolvimento local. "𝑨 𝒕𝒆𝒄𝒏𝒐𝒍𝒐𝒈𝒊𝒂 𝒆𝒔𝒕á 𝒑𝒓𝒆𝒔𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒏𝒐 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒐 𝒒𝒖𝒐𝒕𝒊𝒅𝒊𝒂𝒏𝒐, 𝒑𝒐𝒓 𝒊𝒔𝒔𝒐, 𝒂𝒈𝒐𝒓𝒂 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒅𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒏𝒖𝒏𝒄𝒂 é 𝒊𝒎𝒑𝒐𝒓𝒕𝒂𝒏𝒕𝒆 𝒕𝒆𝒓, 𝒏𝒐 𝒎í𝒏𝒊𝒎𝒐, 𝒄𝒐𝒏𝒉𝒆𝒄𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒃á𝒔𝒊𝒄𝒐 𝒅𝒂𝒔 𝑻𝑰𝑪𝒔, 𝒓𝒂𝒛ã𝒐 𝒑𝒆𝒍𝒂 𝒒𝒖𝒂𝒍 𝒐 𝑰𝑻𝑬𝑳 𝒆 𝒂 𝑹𝒆𝑴𝑨 𝒆𝒔𝒕ã𝒐 𝒐𝒇𝒆𝒓𝒆𝒄𝒆𝒏𝒅𝒐 𝒆𝒔𝒔𝒂𝒔 𝒇𝒐𝒓𝒎𝒂çõ𝒆𝒔", afirmou.

Os desafios da formação da juventude no âmbito do plano Nacional de Formação de Quadros também foram discutidos durante o evento. Os Engenheiros Cláudio Gonçalves, Juliana Luzolo e Virgílio Cordeiro João compartilharam suas opiniões sobre o tema.

O Plano de Formação terá a duração de sete dias de capacitação intensiva (8 horas por dia) e oferecerá cursos de Telefonia VoIP, Cyber Ops Associate e Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais. Cerca de 180 jovens serão beneficiados com as formações gratuitas, que serão ministradas por formadores especializados do CFTTEL.

A Maratona de Programação, que ocorreu hoje, contou com a participação de mais de 10 escolas do Ensino Médio Técnico Profissional no Uíge. Os vencedores da competição foram Filipe Ferreira e Pedro Kalueca em primeiro lugar, Francisco José Mendes e Mambo André em segundo lugar, e Arsênio Pedro em terceiro lugar.

Como reconhecimento pelo primeiro lugar, os vencedores receberam computadores e outros brindes. Os segundos classificados foram premiados com tablets e brides do ITEL. A equipa vencedora da Maratona vai poder participar da competição nacional em Luanda.

É importante destacar que a mesma iniciativa já foi realizada com sucesso nas províncias de Malanje, Huambo e Bié, onde cerca de 120 jovens foram beneficiados com formações gratuitas em tecnologia da informação e comunicação.

Pode ser uma imagem de 11 pessoas e pessoas em péPode ser uma imagem de 2 pessoas e pessoas em pé

Avalie as Mediatecas
AQUI!
mouse touch
ReMA - Erro 500

500

Aconteceu um Erro no Servidor!

Avalie as Mediatecas
AQUI!
mouse touch