G𝐄𝐒𝐓Ã𝐎 𝐃𝐀 𝐌𝐄𝐃𝐈𝐀𝐓𝐄𝐂𝐀 𝐀𝐁𝐄𝐋 𝐀𝐁𝐑𝐀Ã𝐎 𝐄𝐍𝐓𝐑𝐄𝐆𝐔𝐄 𝐀𝐎 𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐃𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐕Í𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐁𝐈É
31-10-2024
𝐌𝐄𝐃𝐈𝐀𝐓𝐄𝐂𝐀 𝐃𝐎 𝐇𝐔𝐀𝐌𝐁𝐎 𝐏𝐀𝐒𝐒𝐀 À 𝐆𝐄𝐒𝐓Ã𝐎 𝐃𝐎 𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐋𝐎𝐂𝐀𝐋
Aconteceu nesta quarta-feira 30.10.2024, a cerimónia de transferência de competência da gestão da Mediateca do MINTTICS para o Governo da Província do Huambo, acto testemunhado pelo Secretário de Estado para as Autarquias Locais, Fernando da Paixão Manuel, em representação do Ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca.
A Mediateca em funcionamento a 10 anos, comporta salas de leitura, salas de formação, sala de trabalho de start-ups, sala de informática, auditório, escritórios e outros compartimentos de apoio.
Durante a cerimónia, coube ao Director Nacional das Telecomunicações, Tecnologia de Informação, Matias Borges, proceder à entrega da pasta da Mediateca ao vice-governador para o sector político, social e económico, Angelino Elavoco, em representação do governador da província do Huambo.
Angelino Elavoco, na sua intervenção realçou, que acto de transição da gestão da mediateca, de um órgão central para um órgão local da administração do Estado, vem reforçar o processo da desconcentração administrativa, em curso no país, tendo manifestado o firme compromisso, para trabalhar no sentido de se ampliar o alcance dos serviços oferecidos, com especial foco na descentralização dos recursos e acervo bibliográfico.
O Director Nacional das Telecomunicações, Tecnologia de Informação, Matias Borges, disse que, a rede de mediatecas é um projecto do executivo angolano, que visa dotar ao país de um conjunto de infraestruturas que permitem apoiar a população, especialmente os mais jovens e crianças ao nível da educação, tecnologia, ciência, cultura e arte.
Por sua vez, o Secretário de Estado para as Autarquias Locais, Fernando da Paixão Manuel, disse que a gestão local das mediatecas, permitirá uma maior adaptação as necessidades específicas das populações, fomentando um ambiente digital, onde cada estudante pode encontrar inspiração, onde a pesquisa é incentivada com recursos as Tics.
De referir que, existem no País 10 Mediatecas distribuídas pelas Províncias de Benguela, Bié, Cunene, Huambo, Huíla, Luanda, Lunda-Sul, Malanje, Uíge e Zaire.