Saúde Mental e Inclusão Social em Idosos
24-05-2023
Decorreu hoje na Mediateca de Luanda, a abertura da IIª edição das Jornadas de Consciencialização 13 de Junho sob lema “Unidos em fazer ouvir a nossa voz”.
O evento enquadra-se nas festividades do dia mundial do albinismo que se assinala a 13 deste mês.
Ao discursar na abertura do certame, Elsa Barber, Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher, disse que “estas jornadas servirão de oportunidade para manifestarmos solidariedade às pessoas com albinismo e trabalharmos todos juntos para que os albinos possam viver sem descriminação, sem medo e possam desfrutar plenamente pelos seus direitos humanos”.
A representante revelou também que o MASFAMU, lançou um projecto denominado "inquirir Angola sobre o Albinismo”, cujo objectivo é a criação de um banco de dados e paralelamente está a trabalhar com a organização do Projecto 13 de Junho que através da Rede de Mediatecas, estão a proceder ao cadastramento de pessoas com albinismo.
Já o Secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, salientou que em resposta ao apelo da Comunidade dos Albinos, em 2018 foi criada uma equipa multidisciplinar integrada por dermatologistas e oftalmologistas, coordenada pelos serviços de Dermatologia do Hospital Américo Boa Vida, e tem oferecido assistência médica e medicamentosa, algumas intervenções cirúrgicas, rastreios, assim como a distribuição de protectores solares.
Para o representante do Estado para saúde pública, reconhece que ainda há muito por ser feito e o que se pretende é que estas acções sejam mais extensivas para todas unidades sanitárias do país, de forma que o cidadão albino tenha uma acessibilidade nos serviços de base.
Bengui Sauca, Director da Rede de Mediatecas de Angola, durante o seu discurso de boas vindas, em representação ao Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, deu garantias que o MINTTICS, tem apostado na implementação de infraestruturas tecnológicas de inclusão social e digital e que contribuem no desenvolvimento sustentável das comunidades.
A campanha consciencialização ao albinismo visa também alertar para os altos custos dos produtos e consultas indispensáveis para pessoas nesta condição, tal como a discriminação.
Ao intervir no acto, o consultor Celso Malavoloneke sublinhou que a questão dos albinos não se restringe apenas à saúde, mas pelo amor e políticas públicas que facilitam o acesso aos medicamentos subvencionados, consultas de oftalmologia, emprego e educação para a sua inserção e viver com qualidade.
Estão a ser realizadas à margem desta celebração várias actividades como, acção de cadastramento, consultas gratuitas de dermatologia e rastreios de oftalmologia, actividades sócio culturais de inclusão nos dias 10 e 11; e mesa Redonda sobre políticas públicas de inclusão da pessoa com albinismo em Angola na segunda-feira dia 13 de Junho.
Participaram da abertura das jornadas de consciencialização, entidades do MASFAMU, do MINSA, do MINTTICS, MAPTESS, parceiros do projecto, feirantes e público em geral.
A data foi assinalada pela primeira vez a 13 de junho de 2015, tendo sido instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), para divulgar informação sobre o albinismo, ao mesmo tempo combater a descriminação ao mesmo tempo da sua perseguição.