G𝐄𝐒𝐓Ã𝐎 𝐃𝐀 𝐌𝐄𝐃𝐈𝐀𝐓𝐄𝐂𝐀 𝐀𝐁𝐄𝐋 𝐀𝐁𝐑𝐀Ã𝐎 𝐄𝐍𝐓𝐑𝐄𝐆𝐔𝐄 𝐀𝐎 𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐃𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐕Í𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐁𝐈É
31-10-2024
Luanda - A administração municipal do Kilamba Kiaxi , em Luanda, ordenou o encerramento imediato da Mediateca da circunscrição devido a degradação das infra-estruturas e por não oferecer condições de segurança para os usuários., Construída de raiz, há três anos, pela Comissão Administrativa de Luanda, o imóvel tem várias fissuras nas paredes e o pavimento interior está a degrada-se.
O equipamento e o mobiliário que se encontravam no local foram transferidos para a biblioteca do Kilamba, no distrito urbano do Golfe e para a administração municipal.
Segundo fonte da administração, muito antes do encerramento da Mediateca, o material bibliográfico e alguns equipamentos da instituição, que se encontrava na responsabilidade da Comissão Administrativa de Luanda já não se encontravam no local.
Por insuficiência de segurança na área, prosseguiu a fonte, teme-se que o local venha a tornar-se refugio para marginais uma vez que grande número de portas e janelas encontram-se destruídas.
Antes do seu encerramento, há cerca de uma semana, apenas uma sala da mediateca estava em funcionamento, frequentada maioritariamente por estudantes do complexo escolar Ana Paula, onde esta situada.
A mediateca tinha capacidade para mais de 200 usuários, sala de informática, auditório e áreas de formação.