G𝐄𝐒𝐓Ã𝐎 𝐃𝐀 𝐌𝐄𝐃𝐈𝐀𝐓𝐄𝐂𝐀 𝐀𝐁𝐄𝐋 𝐀𝐁𝐑𝐀Ã𝐎 𝐄𝐍𝐓𝐑𝐄𝐆𝐔𝐄 𝐀𝐎 𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐃𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐕Í𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐁𝐈É
31-10-2024
Luanda - A internet gratuita "Angola Online" regista diariamente o acesso de três mil e 200 cidadãos em todos os pontos da cidade de Luanda, informou hoje, quarta-feira, o director do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI), Miguel Cazevo.
, Em declarações à Angop, o responsável fez saber que os pontos do Largo das Escolas, do 1º de Maio, da Sagrada Família e do Antigo Controlo na Corimba são os que se apresentam com maior conexão, onde diariamente se verificam mil e 200 conexões.
Disse que tem havido reclamações de muitos cidadãos pelas duas horas por cada dispositivo, mas justificou ser necessária esta medida para a entrada de outros utilizadores na rede.
Cada área ou ponto de acesso tem capacidade de suportar 60 utilizadores em simultâneo, por cada duas horas num dia. Depois de terminado este tempo, o utilizador deixa de ter acesso para permitir a entrada de outros na rede.
“É um projecto social. Duas horas diária por dispositivos são para permitir que mais pessoas tenham acesso a internet”, sublinhou.
Miguel Cazevo realçou que atendendo à demanda prevê-se criar parcerias com operadoras para o alargamento do projecto, bem como implementar o empreendedorismo juvenil.
Cento e cinco pontos estão previstos para a província de Luanda no corrente ano. As centralidades do Kilamba e Sequele e o bairro Cassequel são prioritárias.
A capital possui cerca de 40 pontos de acesso gratuito à internet, com realce para o Marco Histórico do Cazenga, Largo da Independência, Casa da Juventude de Viana, Parque Recreativo da Samba, Largo das Escolas, Instituto Médio de Telecomunicações, Largo da Igreja São Domingos, largo da FAPA, cidade universitária, Praça da Família e Vila Digital no Cazenga, esta última inaugurada há dias.