Valdimiro Gonga Encanta Fãs com Lançamento e Apresentação de Seu Novo Disco "UAZEKELE"
25-09-2023
COMUNIDADE KUENDA E ReMA REALIZAM A IIIª EDIÇÃO DAS JORNADAS DE CONSCIENCIALIZAÇÃO AO ALBINISMO
Com objectivo de sensibilizar a população e as autoridades governamentais para as questões de discriminação e proteção das pessoas com albinismo bem como contribuir para a melhoria da qualidade de vida de dessa franga da sociedade, a Comunidade KUENDA e a REMA - Rede de Mediatecas de Angola, realizaram a IIIª Edição das Jornadas de Consciencialização ao Albinismo projecto denominado “13 de Junho”, as actividades decorrer desde o dia 30 de Março em diversos locais com intervalos de dias.
A Pré-campanha de massificação do cadastramento das pessoas com albinismo a nível nacional com a divulgação e promoção do documentário “13 de Junho” que, conquistou o troféu na categoria de “Melhor Documentário Curta Metragem” no Festival Internacional de Filmes de Londres LAHFF 2022, e a campanha de Registo Civil das pessoas com albinismo não registadas as actividades socioculturais presenciais acontecerão na Mediateca Do Huambo nos dias 22 e 23, e na Mediateca de Malanje nos dias 25 e 26 de Maio do ano em curso.
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável promete não deixar ninguém para trás. Neste contexto traz a campanha que vai atingir todos os estratos da população, com enfoque para as pessoas com albinismo, onde prevê realizar nessa IIIª edição, 500 consultas de oftalmologia com entrega de 500 óculos gratuitos, 500 consultas de dermatologia com entrega de cremes de proteção solar e cadastrar 1000 pessoas albinas na base de dados do projecto “13 de Junho”.
O 13 de Junho, Dia Internacional da Conscientização sobre o Albinismo, é uma oportunidade de declarar solidariedade às pessoas com albinismo e nos esforçarmos juntos para que aqueles que muitas vezes são deixados para trás possam viver livres de discriminação e medo, e com poderes para desfrutar de seus plenos direitos humanos.” - António Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas.
O Albinismo é uma condição genética que pode afetar pessoas em todo o mundo, independentemente de raça, etnia ou sexo. No entanto, tragicamente, as pessoas com albinismo continuam a sofrer discriminação generalizada, estigma e exclusão social. Muitos, incluindo crianças e mulheres, são extremamente vulneráveis, isolados e sujeitos abusos e violência.
O acto de abertura das jornadas está marcada para 13 de Junho às 09h, no auditório, da Mediateca de Luanda onde contará com a presença de entidades do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Minttics, Minjusdh, MINSA, parceiros do projecto, feirantes e público em geral. A Semana “13 de Junho” será marcado com palestra sobre O Emponderamento da Mulher Albina, consultas gratuitas de dermatologia e rastreios de oftalmologia, feira de exposição de produtos e serviços que proporcionem melhoria de vida para pessoas com albinismo, e ainda exposição de artes e ofícios por pessoas com albinismo.
O dia 14 de Junho, ficará registado a IIª Conferência Nacional Pro Albino, realizada inicialmente em 2019, ao encargo da união das associações que compõe o Movimento Pró Albino em Angola.
Dia 15 de Junho, será o fecho da feira em Luanda, com diversas atividades, dentre elas o habitual desfile de moda inclusiva. Fica ainda marcado o fecho simbólico da semana da efeméride das jornadas, com a leitura do comunicado final e discursos de encerramento pelas entidades.
Nos dias 16 e 17 de Junho, a equipa multidisciplinar se deslocará à província do Cuanza Norte com o apoio do Governo Provincial e da Direcção Provincial de Saúde para o desenvolvimento das acções de cadastramento e das actividades socioculturais decorridas na fase da pré-campanha.
Ao longo dos dias, as festividades serão preenchidas com testemunhos motivacionais na primeira pessoa, momentos culturais de (música, dança, filmes, teatro, poesia e moda inclusiva). Com os relatórios produzidos das jornadas, a comissão organizadora do projecto 13 de Junho, junto dos parceiros, encetará a operacionalização da conversão dos apoios mobilizados e a distribuição dos mesmos no seio dos beneficiários do projecto.