G𝐄𝐒𝐓Ã𝐎 𝐃𝐀 𝐌𝐄𝐃𝐈𝐀𝐓𝐄𝐂𝐀 𝐀𝐁𝐄𝐋 𝐀𝐁𝐑𝐀Ã𝐎 𝐄𝐍𝐓𝐑𝐄𝐆𝐔𝐄 𝐀𝐎 𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐃𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐕Í𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐁𝐈É
31-10-2024
Luanda - A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, destacou nesta quinta-feira, em Luanda, a necessidade de os agentes culturais apostarem na transmissão de mensagens que ajudem no resgate dos valores morais, cívicos e culturais e na defesa da angolanidade. , Falando durante audiências concedidas aos membros do grupo humorístico Tuneza e a cantora gospel Irmã Jolly, a ministra avançou que a classe artista angolana deve levar a comunidade mensagens construtivas e positivas, que contribuam no processo de formação, de afirmação, valorização e divulgação dos traços da cultura nacional além-fronteiras.
De acordo com Carolina Cerqueira, na qualidade formadores de opinião, os criadores angolanos são os principais transmissores de mensagens que ajudam a moralizar a sociedade e a combater as acções que coloquem em causa o bem-estar das comunidades.
No quadro do projecto de internacionalização da cultura angolana, de acordo com a ministra, os agentes culturais devem ter sempre em conta a defesa da identidade nacional, o patriotismo.
Os Tunezas aproveitaram para apresentar a ministra alguns projectos que têm em carteira, nomeadamente a produção de um livro sobre o percurso do grupo, um documentário um filme que trará à tona mensagens sobre a necessidade da protecção dos bens culturais angolanos, cujo cenário será o mosaico cultural de Mbanza Kongo.
As audiências enquadram-se no programa de auscultação da classe artista nacional.