Escuteiros reforçam conhecimentos sobre Mbanza Kongo
AngolaOnline - 10-01-2018

Mbanza Kongo - Mil e 800 escuteiros que participaram no V acampamento da Junta Regional de Luanda reforçaram os seus conhecimentos sobre o potencial do Centro Histórico do antigo reino do Kongo, actual capital da província do Zaire., Ao discursar no acto de encerramento do retiro religioso que decorreu de 4 a 9 deste mês, o responsável do evento, Vivaldo Gomes dos Santos, disse que os escuteiros ficaram com uma imagem real desta cidade elevada a património mundial da humanidade a 8 de Julho de 2017.

De acordo com o responsável, o contacto directo com as ruínas da antiga Sé Catedral (Kulumbimbi), do Museu dos Reis do Kongo, do cemitério dos Reis, do Túmulo da Dona Mpolo, do Tadi dia Bukikwa, entre outros monumentos e sítios históricos, permitiu aliar a teoria com a prática.

Para o escuteiro Henrique Torres “KIko”, de nacionalidade cabo-verdiana, que pela segunda vez participa no acampamento da Junta Regional de Luanda, disse ser gratificante ter participado no acampamento de Mbanza Kongo, pois permitiu vivenciar a realidade desta cidade património que antes só a acompanhava nos livros de história.

O governador do Zaire, José Joanes André, instou os participantes a serem porta-voz do potencial histórico e cultural de Mbanza Kongo para atrair mais turístas para esta localidade.

“Divulguem o que de bom a região possui e de tudo que vocês constataram no terreno, para que o povo angolano e o mundo conheça melhor o potencial do Centro Histórico de Mbanza Kongo, sem esperar que outros povos façam por nós”, reiterou.

O acampamento da Junta Regional de Luanda realiza-se num intervalo de quatro anos. A última aconteceu na província do Cuanza Sul.

O evento, que decorreu sob o lema “Simplesmente Escuteiro, Cultivar e Colher”, juntou escuteiros de Portugal, São-Tomé e Príncipe, Namíbia, Cabo-verde, bem como associados provenientes das províncias do Huambo, Uíge, Cabinda e Lunda Norte.

Avalie as Mediatecas
AQUI!
mouse touch
ReMA - Erro 500

500

Aconteceu um Erro no Servidor!

Avalie as Mediatecas
AQUI!
mouse touch