G𝐄𝐒𝐓Ã𝐎 𝐃𝐀 𝐌𝐄𝐃𝐈𝐀𝐓𝐄𝐂𝐀 𝐀𝐁𝐄𝐋 𝐀𝐁𝐑𝐀Ã𝐎 𝐄𝐍𝐓𝐑𝐄𝐆𝐔𝐄 𝐀𝐎 𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐃𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐕Í𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐁𝐈É
31-10-2024
Um protocolo de cooperação para o fomento do empreendedorismo no seio da juventude foi assinado, esta terça-feira, em Luanda, entre o Fórum Angolano de Jovens Empreendedores (FAJE) e a Rede de Mediatecas de Angola (ReMA).
O acordo visa, entre outros, impulsionar o empreendedorismo e cooperativismo organizacional entre os jovens iniciantes na actividade empresarial de pequena e média escala, bem como servirá de instrumento para massificar às acções do FAJE através das mediatecas.
O acordo rubricado pelo presidente do FAJE, Paulo Narciso, e pelo coordenador dos líderes das mediatecas de Angola, Bengui Afonso Sauca, é de alcance nacional, com uma vigência indefinida, produzido para harmonizar os trabalhos das duas instituições em áreas que potenciem a juventude.
O protocolo vai ainda versar sobre programas de capacitação para jovens empreendedores, partilha de boas práticas com parceiros internacionais das duas instituições, reforçar o capital intelectual existente, criação de seminários, fóruns, workshops, ciclos de palestras e mesas redondas sobre o empreendedorismo.
Na ocasião, Paulo Narciso disse já terem trabalhado com a ReMA e partilham das mesmas preocupações em relação as matérias que afligem os jovens, pelo julgou poderem unir sinergias para disponibilizar know-how por meio dos seus empreendedores experientes e bem sucedidos, dando formação gratuita a juventude sobre empreendedorismo e negócios.
Por seu turno Bengui Afonso Sauca desejou que a experiência do FAJE sobre empreendedorismo beneficiasse mais jovens, para fortificar as bases iniciais e o know-how dos jovens empresários e de quem queira migrar para os negócios.