G𝐄𝐒𝐓Ã𝐎 𝐃𝐀 𝐌𝐄𝐃𝐈𝐀𝐓𝐄𝐂𝐀 𝐀𝐁𝐄𝐋 𝐀𝐁𝐑𝐀Ã𝐎 𝐄𝐍𝐓𝐑𝐄𝐆𝐔𝐄 𝐀𝐎 𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐃𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐕Í𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐁𝐈É
31-10-2024
Caxito - Os grupos carnavalescos da província do Bengo vão receber, nos próximos dias, apoio financeiro por parte do Gabinete da Cultura, Turismo e Desporto da região, para terem uma participação digna no Entrudo de 2018, que acontece no mês de Fevereiro.
, A informação foi divulgada hoje, quarta-feira, à Angop, na cidade de Caxito, pelo director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo e Desporto, do Bengo, Alexandre da Costa, tendo referido que o dinheiro vai servir para ajudar os grupos a prepararem a sua exibição nos dias 11, classe infantil, e 13, categoria de adultos.
Fez saber que o Largo da Ingamba, em Caxito, onde vão acontecer os desfiles, será intervencionado de forma a dar melhores condições para os grupos se apresentarem.
Deu a conhecer que os municípios vão realizar o seu carnaval e os vencedores locais vão participar no desfile provincial, com excepção do Dande, o município sede, que estará representado por seis agremiações.
“O Dande, não só do ponto de vista da dimensão populacional, é a história do carnaval na província do Bengo. Estaríamos a ser injustos, por um lado, se disséssemos que o Dande deve participar apenas com um grupo, porque na verdade todos fazemos o carnaval, mas queremos resgatar a mística do carnaval na província e esta encontra-se no Dande”, justificou.
Em 2017, o grupo União Jovens Independentes do Kingungo, na classe de adultos, foi o vencedor do carnaval em adultos, enquanto na classe infantil foi premiada a agremiação Cassulinhas do União Etu Twiza.