G𝐄𝐒𝐓Ã𝐎 𝐃𝐀 𝐌𝐄𝐃𝐈𝐀𝐓𝐄𝐂𝐀 𝐀𝐁𝐄𝐋 𝐀𝐁𝐑𝐀Ã𝐎 𝐄𝐍𝐓𝐑𝐄𝐆𝐔𝐄 𝐀𝐎 𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐃𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐕Í𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐁𝐈É
31-10-2024
Lubango - Os valores culturais devem ser estudados, divulgados e enaltecidos, de modo a contribuírem na prossecução dos objectivos estratégicos tendentes ao alcance do progresso, desenvolvimento e afirmação do contexto nacional, considerou sexta-feira, no Lubango, a directora para área social da administração da capital huilana, Paula Mulela.
, A responsável falava na cerimónia de abertura do encontro municipal cultural e artes promovido pela administração do Lubango sob o lema: “A cultura fortalece a nação, mais cultura e mais Angola,” por ocasião do dia nacional da cultura (8 de Janeiro).
Em representação do administrador, Francisco Barros Leonardo, referiu que para isso aconteça é necessário estimular um ambiente cultural saudável, que permita libertar energias criadoras dos diferentes grupos etnolinguísticos do município e não só.
Acrescentou que este factor passa também pela construção de infra-estruturas e serviços que permitam a auto-expressão, a satisfação das necessidades materiais, espirituais e uma educação que favoreça uma expressão livre e responsável.
“É nesta perspectiva que auguramos que este encontro municipal de cultura e artes venha a servir de um espaço de análise e debates sobre as problemáticas da cultura no município nas suas múltiplas vertentes, uma oportunidade para avaliar as políticas públicas em prol do desenvolvimento cultural e alinhar programas e projectos em torno do assunto consubstanciados no Programa de Governo sufragados nas eleições gerais de 23 de Agosto último”, disse.
Reforçou o compromisso da administração municipal do Lubango em continuar com este desafio para, no futuro, poder construir igualmente uma casa municipal da cultura e artes e avaliação de espaços apropriados para acomodar os sub-grupos etno-linguísticos que fazem a região.
Participam no evento cultural promotores e grupos culturais, autoridades tradicionais, entidades religiosas e membros da sociedade civil.