G𝐄𝐒𝐓Ã𝐎 𝐃𝐀 𝐌𝐄𝐃𝐈𝐀𝐓𝐄𝐂𝐀 𝐀𝐁𝐄𝐋 𝐀𝐁𝐑𝐀Ã𝐎 𝐄𝐍𝐓𝐑𝐄𝐆𝐔𝐄 𝐀𝐎 𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐃𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐕Í𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐁𝐈É
31-10-2024
Luanda - A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, reconheceu, em Luanda, ser necessário o reforço do ensino da matemática, física, química, biologia e todas que contribuem para o conhecimento de base tecnológica desde os primórdios da situação escolar até ao ensino superior., Num discurso de abertura da III edição do concurso Nacional de Criação de Jogos Digitais, a ministra ressaltou ser uma forma de motivar os jovens para ciência e a tecnologia, pois influencia o surgimento de plataformas desenhadas de forma lúdica.
Disse que, à semelhança do concurso, existem plataformas da responsabilidade directa do seu ministério e outras desenvolvidas com parceiros nacionais e internacionais, que visam o reforço do ensino das ciências básicas como a Criança e o Mundo Digital, Ciência Yetu, Inclusão Digital com conteúdos educacionais, Imagin Cup da Microsoft e a Hora do Código.
Referiu que o sistema nacional de ciência e tecnologia tem igualmente beneficiado com a criação e catalização de outras plataformas, para tornar mais forte a componente técnico científica do sistema educativo.
Anunciou que o centro tecnológico nacional colocará à disposição dos diferentes actores do sistema nacional de ciência tecnologia e inovação, a partir de Setembro do ano em curso, um espaço para o fomento de set up de base tecnológica, permitindo que muitos projectos apresentados no concurso possam ser incubados, respeitando as regras estabelecidas pelo direito de propriedade intelectual.
Esta medida permitirá a materialização da produção em grande escala, transferindo-os para sociedade em geral para que as ideias desses projectos não morram.
Disse haver uma política nacional de ciência tecnologia e inovação que contem instrumentos de gestão, como a estratégia nacional e o mecanismo de coordenação do sistema nacional de ciência tecnologia e inovação, que inclui diferentes actores, alinhados com a necessidade de inserção da ciência tecnologia inovação na estratégia do desenvolvimento de Angola.
Relativamente ao concurso, disse que esta edição foi antecedida de curso de formação básica e avançada de desenvolvimento de jogos digitais, como um elemento de transferência de conhecimentos.
Reconheceu a necessidade de maior inclusão a fim de que todas as províncias do país tenham mais representantes, de modo a se evitar as assimetrias territoriais que existe no país.
Por sua vez, o reitor da Universidade Óscar Ribas (UÓR), Eurico Wongo Gungula, recordou que actualmente o desenvolvimento científico alinhado com a cultura do empreendedorismo tecnológico encontram-se entre as prioridades dos países, tendo em conta o lugar conquistado por programadores de jogos digitais.
Para esta edição foram inscritos 80 projectos, dos quais 50 foram pré-seleccionados pela comissão de júri, demonstrando desta forma tendência crescente para adesão por parte de juventude neste tipo de plataformas.