G𝐄𝐒𝐓Ã𝐎 𝐃𝐀 𝐌𝐄𝐃𝐈𝐀𝐓𝐄𝐂𝐀 𝐀𝐁𝐄𝐋 𝐀𝐁𝐑𝐀Ã𝐎 𝐄𝐍𝐓𝐑𝐄𝐆𝐔𝐄 𝐀𝐎 𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐃𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐕Í𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐁𝐈É
31-10-2024
Luanda - A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, destacou nesta quinta-feira, em Luanda, a necessidade de os artistas angolanos usarem a música como instrumento de cultura de paz, de dignificação da mulher e de educação da sociedade.,
De acordo com a ministra, que falava durante uma audiência que concedeu à cantora gospel Irmã Jolly, os músicos devem apostar na produção de canções cujas mensagens enaltecem a dignidade humana, o amor ao próximo, o patriotismo e a valorização dos traços identitários da cultura angolana.
Os músicos, para Carolina Cerqueira, têm um papel importante e activo no processo de educação e socialização das pessoas, razão pela qual devem colocar ao dispor dos consumidores produtos com elevada qualidade temática e mensagens que incentivem a prática de boas acções nas comunidades.
“A música deve espelhar o sentimento de angolanidade, de solidariedade e de educação patriótica, de forma a contribuir no resgate dos valores morais e cívicos”, reforçou a governante.
Por sua vez, a cantora Irmã Jolly, que aproveitou a oportunidade para apresentar à ministra alguns projectos traçados na vertente solidário e dirigidos principalmente, aos presos das cadeias de Luanda, afirmou que a música gospel tem a particularidade de ser transmissor da mensagem bíblica e de incentivo ao amor ao próximo.
Durante a manhã desta quinta-feira, 11, a ministra recebeu ainda em audiência os integrantes do grupo humorístico Tunezas e o bispo da Igreja Tocoista, Dom Afonso Nunes, no quadro do processo de auscultação dos agentes culturais.