G𝐄𝐒𝐓Ã𝐎 𝐃𝐀 𝐌𝐄𝐃𝐈𝐀𝐓𝐄𝐂𝐀 𝐀𝐁𝐄𝐋 𝐀𝐁𝐑𝐀Ã𝐎 𝐄𝐍𝐓𝐑𝐄𝐆𝐔𝐄 𝐀𝐎 𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐃𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐕Í𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐁𝐈É
31-10-2024
Luanda - Vinte e cinco novos pontos de acesso gratuito à internet são inaugurados sábado no município do Cazenga, em Luanda, no âmbito do projecto Angola Online do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI), Em declarações à Angop, o director da instituição, Miguel Cazevo, fez saber que os pontos estão localizados em sete ruas nos blocos do bairro Tala Hady – Cariango e serão denominados Vila Digital pela concentração desse número de acesso na mesma localidade.
Cento e cinco pontos estão previstos para a província de Luanda no corrente ano. As centralidades do Kilamba e Sequele e o bairro Cassequel são prioritárias.
A capital possui cerca de 24 pontos de acesso gratuito à internet, com realce para o Marco Histórico do Cazenga, Largo da Independência, Casa da Juventude de Viana, Parque Recreativo da Samba, Largo das Escolas, Instituto Médio de Telecomunicações, Largo da Igreja São Domingos, largo da FAPA, cidade universitária e Praça da Família.
No projecto prevê-se que cada área ou ponto de acesso tenha capacidade de suportar 60 utilizadores em simultâneo, por cada duas horas num dia. Depois de terminado este tempo, o utilizador deixa de ter acesso para permitir à entrada de outros utilizadores na rede.
“Temos verificado muitas conexões, e este método de duas horas por dia permite maior rotação do número de utilizadores que tenham acesso à infra-estrutura”, frisou.
O responsável acrescentou que a implementação da Vila Digital faz parte da segunda fase do projecto Angola Online que prevê a instalação de oito pontos cada, nas províncias do Cuanza Norte, Malange e Bengo, em zonas de concentração de estudantes.
A intenção de continuidade dos projectos em outras localidades é para que cada vez mais jovens possam ter acesso à internet. "Vamos levar essa iniciativa às escolas e a outros locais públicos em diversas localidades do país".
Sublinhou que nas demais províncias do país, à excepção da Lunda Sul, que tem já um projecto do género desde 2011, vai ser implementado de forma gradual.
O projecto "Angola Online" visa proporcionar ao público facilidade de acesso à internet, à informação e ao conhecimento.
O projecto é uma iniciativa do INFOSI, instituto público tutelado pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, que tem como objecto social a promoção e o desenvolvimento da sociedade da informação em Angola.
O lançamento sábado da Vila Digital no Cazenga contará com a presença do ministro das Telecomunicações e Tecnologias da Informação, José da Rocha, e do governador da província de Luanda, Mendes de Carvalho.