G𝐄𝐒𝐓Ã𝐎 𝐃𝐀 𝐌𝐄𝐃𝐈𝐀𝐓𝐄𝐂𝐀 𝐀𝐁𝐄𝐋 𝐀𝐁𝐑𝐀Ã𝐎 𝐄𝐍𝐓𝐑𝐄𝐆𝐔𝐄 𝐀𝐎 𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐃𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐕Í𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐁𝐈É
31-10-2024
Luanda - Os peritos angolanos Ziva Domingos e Vatomene Kukanda estão desde quarta-feira em Libreville (Gabão), numa missão destinada a revitalização Centro de Investigação e Civilização Bantu (CICIBA).,
Na qualidade de enviados do Ministério da Cultura, os dois quadros angolanos vão proceder ao levantamento dos projectos em carteira e em execução da organização e manter encontros de trabalho com os responsáveis da organização e do Ministério da Cultura do Gabão.
A deslocação dos dois peritos angolanos surge na sequência de um pedido feito em Maio deste ano pela directora geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Audrey Azoulay, ao Presidente Angolano, João Lourenço, durante uma visita a sede da organização, em Paris (França).
Durante o encontro entre as duas entidades, a responsável da UNESCO manifestou a necessidade da reactivação do CICIBA, tendo em conta a sua importância na promoção de estudos e investigação sobre os aspectos culturais da região africana.
Sediado no Gabão, o Centro de Investigação e Civilização Bantú foi criado em 1983 e é composto por Angola, Camarões, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Rwanda, República Centro Africana, República Democrática do Congo, Zâmbia, Gabão e Congo Brazzaville.
Esta instituição tem como objectivo favorecer o diálogo das culturas e promover o desenvolvimento humano apoiando-se na liberdade cultural.