G𝐄𝐒𝐓Ã𝐎 𝐃𝐀 𝐌𝐄𝐃𝐈𝐀𝐓𝐄𝐂𝐀 𝐀𝐁𝐄𝐋 𝐀𝐁𝐑𝐀Ã𝐎 𝐄𝐍𝐓𝐑𝐄𝐆𝐔𝐄 𝐀𝐎 𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐃𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐕Í𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐁𝐈É
31-10-2024
Huambo - As plataformas digitais são instrumentos de democratização, por permitirem a participação dos cidadãos na vida pública, considerou hoje, na província do Huambo, o superintendente da Polícia Nacional Valeriano Catumbela., Durante uma palestra sobre a importância das plataformas digitais e o seu uso no funcionamento das instituições e nas relações inter-pessoais, dirigida ao efectivo da Polícia Nacional, disse que o recurso a estes meios, além de revolucionar as comunicações, está a superar os governos tiranos, remover obstáculos no relacionamento entre pessoas, aproximar clientes e empresas.
Todavia, recomendou que as mesmas precisam gerar confiança, com termos e condições claras, em relação à propriedade intelectual e a colecta de dados confidenciais, proporcionando segurança para quem utiliza essa rede.
Frisou que o impacto gerado pelas plataformas digitais, nos últimos anos, afecta todos os âmbitos e tipos de organização, desde a produção ao consumo, partidos políticos aos movimentos sociais, as empresas à administração pública, os sindicatos, a universidade ou os meios de comunicação de massas.
Por esta razão, segundo o superintende Valeriano Catumbela, o domínio das mesmas vem se tornando imperioso na actualidade, para o devido uso e gestão.
Informou que, no âmbito da protecção dos cidadãos e as organizações de ciber-ataques, tendo em vista os novos desafios que o mundo digital apresenta, em Angola a Assembleia Nacional aprovou a Lei 17/17, de 16 de Fevereiro, de protecção das redes e sistemas informáticos, que inclui o ciber-terrorismo.