G𝐄𝐒𝐓Ã𝐎 𝐃𝐀 𝐌𝐄𝐃𝐈𝐀𝐓𝐄𝐂𝐀 𝐀𝐁𝐄𝐋 𝐀𝐁𝐑𝐀Ã𝐎 𝐄𝐍𝐓𝐑𝐄𝐆𝐔𝐄 𝐀𝐎 𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐃𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐕Í𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐁𝐈É
31-10-2024
Luanda - O secretário de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos da Silva Neto, disse hoje, quarta-feira, em Luanda, que os resultados de trabalhos de investigação científica devem ser transferidos para o sector produtivo ou industrial para o desenvolvimento do país.
, O dirigente, que falava hoje na cerimónia de abertura do 8° encontro técnico conjunto em ciência e tecnologia entre Angola e África do Sul, sublinhou que devem ser apresentados os achados científicos, os produtos ou protótipos obtidos e trabalhar-se para que os mesmos sejam implementados e desta forma, contribuir para a inovação tecnológica.
De acordo com o secretário de Estado, o referido encontro tem como objectivo o reforço da cooperação científica e tecnológica entre os dois países e criar novas oportunidades para o estabelecimento e desenvolvimento de parcerias em áreas de interesse mútuo.
Acrescentou que Angola e África do Sul têm estado a trabalhar desde 2011 e que em termos gerais, a actividade até aqui implementada permitiu a troca de experiências em matéria de gestão da ciência e da inovação, mobilidade de investigadores científicos e de estruturas para aplicação de tarefas específicas e capacitação em áreas ou disciplinas relacionadas a investigação científica.
" São visíveis os benefícios desta cooperação bilateral, temos sentido a forma como a África do Sul tem estado nesta cooperação, o que nos permite afirmar que tem sido um bom parceiro e pela parte angolana reafirmo a disponibilidade em reforçar a parceria e trabalhar no sentido de encontrar soluções para contornar os efeitos da crise económica e financeira que afecta o país desde 2014 e que terão afectado a conclusão de alguns projectos de investigação científica", frisou.
O encontro, que tem o seu término previsto para o dia 24, conta com a participação de quadros do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, de investigadores científicos nacionais e sul-africanos e de representantes dos dois países dos sectores ligados a produção de bens e serviços.
Promovido pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, o evento visa propor caminhos para o reforço da plataforma cooperação bilateral em ciência e tecnologia e identificar as acções para um novo programa trienal.